Cirurgia a laser de iodo reduz dor e acelera recuperação em comparação à técnica convencional

Procedimento menos invasivo é destaque na proctologia e vem ganhando espaço como alternativa moderna e segura 

Em busca de mais alternativas que proporcionem resultados eficazes com menor impacto para os pacientes, a cirurgia a laser de iodo tem revolucionado a forma como doenças proctológicas são tratadas, oferecendo benefícios significativos em relação às técnicas cirúrgicas convencionais. 

Segundo levantamento publicado no Journal of Coloproctology  em 2022, pacientes submetidos à cirurgia a laser apresentaram 60% menos dor no pós-operatório em comparação com aqueles que passaram pela técnica convencional. O tempo médio de recuperação também foi reduzido em até 50%, com menor incidência de infecções. 

A coloproctologista do Grupo São Lucas, Dra. Raquel Fernandes Coelho (CRM: 170604 / RQE: 88529), é uma das pioneiras na aplicação do procedimento em Ribeirão Preto e destaca as vantagens da tecnologia, especialmente em casos de hemorroidas, fístulas anorretais e cistos pilonidais. 

“A principal diferença é que o laser preserva o tecido anorretal, o que reduz a dor no pós-operatório e acelera o processo de cicatrização. Além disso, as taxas de complicações são muito menores”, explica.  

Considerada minimamente invasiva, a cirurgia pode ser realizada de forma ambulatorial. O paciente recebe alta no mesmo dia após a recuperação da anestesia, o que proporciona mais conforto. 

Entre os casos mais beneficiados está o tratamento do cisto pilonidal. “Antes, era necessário retirar todo o cisto, deixando um buraco que levava cerca de três meses para cicatrizar, com curativos diários. Hoje, com o laser, a cicatrização ocorre em 10 a 14 dias, e o paciente pode voltar rapidamente às atividades”, completa a especialista. 

A cirurgia a laser de iodo é indicada principalmente para doenças anorretais e, como todo procedimento médico, requer avaliação individualizada para verificar possíveis contraindicações.  

“A técnica representa uma inovação que alia tecnologia, segurança e conforto ao paciente. Embora ainda em expansão, sua adoção crescente sinaliza uma tendência de modernização nas práticas cirúrgicas, especialmente em áreas delicadas como a proctologia”, conclui a médica.  

Sobre o Grupo São Lucas – O Grupo São Lucas de Ribeirão Preto (SP) é uma marca de tradição, qualidade e confiança em medicina de excelência há mais de 50 anos, com médicos especialistas, atendimento humanizado e estrutura própria com alta tecnologia. É composto pelo Hospital São Lucas, Hospital São Lucas Ribeirania e São Lucas Medicina Diagnóstica. O Grupo, localizado em Ribeirão Preto (SP) é administrado pela Hospital Care, uma holding de serviços de saúde formada por mais de 30 unidades entre hospitais e clínicas, em 7 cidades do país.   

Bruna Martinelli
16 988651664
[email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *