Com a missão de transformar a vida de milhares de pessoas que sofrem com a obesidade, o Instituto Bariátrica Brasil (INBB) surge com a missão de oferecer cirurgias bariátricas e metabólicas de alta qualidade, com valores reduzidos e financiamento facilitado em até 18 vezes. Fundado por um time de especialistas, o INBB está localizado em Curitiba (PR), uma das cidades brasileiras que são referência em cirurgia bariátrica, pois oferece uma ótima estrutura hospitalar e tecnológica.
A obesidade vai muito além da estética, prejudicando seriamente a saúde física e mental. Indivíduos obesos têm um risco elevado de desenvolver doenças graves como diabetes tipo 2, hipertensão, problemas cardíacos, apneia do sono, disfunção sexual, entre outras. O excesso de peso também afeta as articulações, comprometendo a mobilidade e a capacidade de realizar tarefas simples do cotidiano.
Com atendimento humanizado e multidisciplinar, contando com uma equipe de cirurgiões, nutricionistas, psicólogos e outros profissionais que acompanham o paciente em todas as etapas do processo, desde a avaliação inicial até o pós-operatório, o INBB oferece cirurgias com técnicas avançadas, como o Bypass Gástrico, o Sleeve Gástrico, a Cirurgia Bariátrica Revisional e a Cirurgia Metabólica (focada no tratamento de doenças metabólicas, especialmente diabetes tipo 2).
“O INBB foi idealizado para ser uma alternativa acessível e eficaz, pois muitas pessoas se deparam com custos elevados e burocracias complicadas quando vão buscar o tratamento. Quando recorrem ao SUS, há uma grande demora e longas filas de espera, além das dificuldades para realizar exames e marcar consultas. Já nos planos de saúde, as dificuldades burocráticas são igualmente um problema, e os custos na rede particular podem ser altíssimos”, explica José Octávio Leme, diretor-executivo do INBB.
Menos de 1% dos obesos graves tiveram acesso pelo SUS
Em 2023, o tratamento cirúrgico para obesidade, incluindo a cirurgia bariátrica e metabólica, foi oferecido a apenas 0,097% dos brasileiros com obesidade grave. No total, foram realizadas 80.441 cirurgias, sendo 7.570 pelo Sistema Único de Saúde (SUS), 3.830 na rede privada e 69.041 por meio dos planos de saúde, conforme dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e do DATASUS.
O tratamento é recomendado para pessoas com idades entre 18 e 65 anos, conforme as normas do sistema de saúde brasileiro. De acordo com o Dr. André Weiss, médico cirurgião do INBB, a cirurgia bariátrica promove uma significativa perda de peso, melhorando a resistência à insulina, o controle da glicemia e, muitas vezes, levando à remissão do diabetes. Além disso, ela reduz a pressão arterial e traz benefícios para a saúde cardiovascular, resultando em uma diminuição da necessidade de medicamentos e melhorando a qualidade de vida.
Ainda de acordo com o médico, antes da cirurgia bariátrica os pacientes precisam realizar exames como análises de sangue, avaliação cardiológica, psicológica, endoscopia e nutricional, para verificar condições de saúde e garantir que estão aptos para a cirurgia e sua recuperação. “A cirurgia bariátrica oferece benefícios duradouros, promovendo uma transformação permanente no sistema digestivo e controle eficaz das comorbidades. Embora medicamentos, como o Ozempic, por exemplo, sejam eficazes a curto e médio prazo, porém com um custo mensal oneroso, a cirurgia proporciona mudanças mais profundas e sustentadas na saúde e nos hábitos de vida”, complementa o médico.
Jornada de transformação
A obesidade pode gerar uma queda significativa na autoestima e desencadear problemas como ansiedade e depressão. Muitos pacientes se sentem excluídos socialmente, enfrentando preconceitos e dificuldades em aceitar sua própria imagem, o que cria um ciclo de frustração e isolamento que torna ainda mais difícil a adoção de hábitos saudáveis.
De acordo com Adriane Wood Branco, psicóloga especializada em Gestalt Terapia, do INBB, a autoestima de pacientes obesos melhora no pós-operatório, proporcionando uma vida mais saudável, tanto no aspecto físico quanto psicológico. “Os desafios emocionais antes da cirurgia se apresentam muitas vezes na ansiedade, medo da mudança e da cirurgia. No pós-operatório a mudança é um aspecto muito importante, trazendo todo desafio de uma boa adaptação a essa nova vida. O acompanhamento psicológico se faz necessário para bem orientar o paciente neste aspecto”.
Outro fator importante, antes e após a cirurgia bariátrica, é a nutrição e a alimentação. Dra. Magda Rosa Ramos da Cruz, nutricionista do INBB, explica que é no pré-operatório que se inicia o processo de reeducação alimentar e suplementação individualizada, preparando o paciente para uma adaptação pós-cirúrgica tranquila. Após a cirurgia, o acompanhamento contínuo evita complicações e promove o sucesso na perda de peso e melhoria da saúde geral.
“A nutrição melhora a imunidade e cicatrização do paciente reduzindo riscos de complicações no pós-operatório imediato, além de fornecer os nutrientes necessários a longo prazo para que se evite perda de massa muscular, anemia, queda de cabelo e osteoporose. Com níveis adequados de vitaminas, minerais e proteínas o paciente terá maior disposição, melhor massa muscular, além de pele e cabelos mais saudáveis”, comenta a nutricionista.
Calcule seu IMC
A obesidade, definida por um Índice de Massa Corporal (IMC) superior a 30 kg/m², tornou-se um dos maiores desafios de saúde pública global, com impactos significativos em várias doenças crônicas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 2,3 bilhões de adultos estão acima do peso, com 700 milhões diagnosticados com obesidade.
Atualmente, mais da metade da população brasileira está acima do peso (55,4%), sendo que 19,8% são obesos. A condição é mais prevalente entre as mulheres, com 20,7% apresentando obesidade, enquanto 18,7% dos homens estão na mesma situação, de acordo com o Mapa da Associação Brasileira para o estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO). Para calcular seu IMC, clique aqui.
Parcelamento em até 18 vezes
Para quem está pensando em realizar a cirurgia bariátrica e ter mais anos de vida saudável, o INBB oferece uma infraestrutura de ponta e hospitais parceiros de excelência, proporcionando segurança e conforto aos pacientes durante todo o tratamento. O Instituto também se destaca pelo atendimento completo, oferecendo opções de financiamento em até 18 vezes, além de consultas iniciais on-line, que facilitam o acesso a pacientes de todas as regiões do país a valores reduzidos.
Para mais informações ou agendamento de consultas, entre em contato pelo telefone (41) 99191-8880 ou acesse o site inbb.med.br.
Sobre o Instituto Bariátrica Brasil
O Instituto Bariátrica Brasil (INBB) é um centro de excelência em cirurgia bariátrica e metabólica, criado para democratizar o acesso a tratamentos de obesidade e doenças metabólicas, a valores reduzidos. Com uma equipe multidisciplinar, hospitais parceiros de ponta e uma abordagem humanizada, o Instituto oferece soluções personalizadas e acessíveis para transformar a vida dos pacientes obesos de todo o Brasil.
Jéssica Amaral 41988243994 [email protected]