O câncer de pele é o câncer mais comum entre os brasileiros, representando 33% de todos os diagnósticos da doença, segundo dados do Ministério da Saúde. Por isso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia reforça a importância da proteção solar desde a infância, alertando que a exposição excessiva ao sol nos primeiros anos de vida é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de pele na idade adulta.
A exposição ao sol é importante para a produção de vitamina D e para o crescimento saudável dos ossos. Mas o que traz benefícios também pode causar danos: o excesso de sol aumenta os riscos à saúde da pele no futuro.
“Mais da metade da radiação ultravioleta que recebemos ao longo da vida acontece na infância e adolescência — em alguns casos, chega a 80%. E cada queimadura solar na infância eleva o risco de câncer de pele na idade adulta. Além disso, a exposição à radiação ultravioleta acelera o envelhecimento natural da pele”, explica Lauren Morais, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Paraná (SBD-PR).
“O uso diário de protetor solar, tanto em atividades cotidianas quanto em momentos de lazer ao ar livre, é uma medida preventiva fundamental para a saúde das crianças”, acrescenta a dermatologista.
Proteção além do fim de semana
Engana-se quem pensa que a proteção solar deve ser aplicada apenas em passeios à praia ou piscina. No dia a dia, durante o caminho para a escola, brincadeiras no parque ou atividades esportivas, a pele infantil está constantemente exposta aos raios ultravioleta.
“A pele das crianças é muito mais sensível aos raios ultravioleta, o que a torna mais suscetível a queimaduras solares e danos celulares com efeitos que podem se manifestar ao longo da vida”, explica Lauren.
A prevenção primária do câncer de pele envolve pais e professores, responsáveis por evitar a exposição solar das crianças nos horários de maior radiação UV, entre 10h e 16h.
Prevenção que começa na infância
A conscientização de crianças e adolescentes sobre exposição solar segura e fotoproteção adequada cultiva o autocuidado para a vida adulta. Estabelecer essa consciência precocemente transforma a proteção solar em hábito cotidiano, e não apenas em medida ocasional.
Outras medidas importantes de fotoproteção
A SBD recomenda um conjunto de cuidados que vão além do filtro solar:
– Uso de roupas com proteção UV, bonés ou chapéus
– Aplicação de protetor solar com FPS mínimo de 30
– Reaplicação do protetor a cada duas horas ou após contato com água
– Evitar exposição solar entre 10h e 16h (horários de pico de radiação)
– Óculos de sol com proteção adequada
– Preferência por atividades à sombra
Dezembro Laranja 2025
Em dezembro, a SBD promove a campanha de conscientização sobre o câncer de pele, o Dezembro Laranja, reforçando a importância da prevenção e do autocuidado da pele em todas as fases da vida. O tema da campanha de 2025 será “Observe. Cuide. Previna.“
O dia do atendimento deste ano será realizado no dia 13/12 em mais de 100 postos espalhados pelo país.
Com informações: SBD
Geziane Diosti 41996528591 [email protected]
