Columbus, EUA – A jovem fisiculturista Jodi Vance, de 20 anos, faleceu na última quinta-feira (27) após sofrer um ataque cardíaco fulminante enquanto participava do Arnold Sports Festival, em Columbus, Ohio. Segundo informações divulgadas por sua família e treinador, a atleta sofreu complicações graves de desidratação, levando à parada cardíaca.
“Seu coração parou devido a complicações de desidratação grave. Apesar de todos os esforços do hospital, eles não conseguiram reanimá-la”, informou a família de Jodi Vance em uma publicação citada pelo jornal NY Post.
Embora Jodi não estivesse competindo no evento, ela se preparava para futuras disputas. Extremamente desidratada, a fisiculturista desmaiou durante a competição e foi imediatamente socorrida, sendo encaminhada a um hospital local, onde foi declarada morta.
Uso de substâncias perigosas
De acordo com seu treinador, Justin Mihaly, a jovem cometeu um “erro grave”, utilizando substâncias potencialmente prejudiciais sem seu conhecimento ou aprovação.
“Jodi usou duas substâncias extremamente perigosas para melhorar seu físico — presumo que apenas para ser vista na Arnold Expo — sem o meu conhecimento, sem minha aprovação, sem o conhecimento da família. Não havia razão para que ela estivesse desidratada”, afirmou Mihaly em um post no Instagram.
Carreira promissora
A jovem fisiculturista vinha se destacando no esporte e conquistou a terceira colocação no Battle of Texas 2024, uma das principais competições de fisiculturismo do estado. Ativa nas redes sociais, Jodi Vance compartilhava sua evolução física e frases motivacionais.
Em uma de suas últimas publicações no Instagram, ela escreveu:
“Um campeão não é medido por vitórias, mas pela coragem de se levantar toda vez que cai.”
A morte precoce da atleta levanta debates sobre os riscos do uso inadequado de substâncias no esporte e a importância do acompanhamento profissional na busca pela performance física.